1- FALTA DE PLANEJAMENTO

Impossível quem ainda não tenha ouvido falar em planejamento, seja nos estudos, na vida financeira e mais ainda quando o assunto é empreender. Se você deseja ter um negócio próprio, ou já tem um, mas quer alcançar o sucesso, é muito importante criar um modelo de negócios para não cair em roubadas ou começar um negócio fadado ao fracasso.

 


2- NÃO SABER QUAL O SEU DIFERENCIAL

Faça um estudo de mercado, estabeleça qual será o seu diferencial para que seu empreendimento tenha sucesso e trace de forma clara suas metas e objetivos. "muitas empresas erram na hora da abordagem comercial, o que diminui possibilidades. É preciso abordar ressaltando seus diferenciais competitivos." Afirma Daniel Mourão, CEO da agência de comunicação BBRO.

Se houver dúvidas quanto ao seu diferencial, questione a si mesmo, como se fosse seu possível cliente e responda a seguinte pergunta. Por que eu faria negócio com essa empresa e não com seu concorrente?

 


3- DESPESAS DESNECESSÁRIAS

É absolutamente normal, querer ter um ponto comercial em um local supervalorizado ou um maquinário enorme, usando tudo o que há de melhor ou de mais moderno no mercado, a grade questão é que isso pode comprometer financeiramente seu negócio.

" O empreendedor se empolga e não coloca o pé na realidade. Ele deve ter o mínimo possível para fazer o negócio rodar e assim que possível, colocá-lo em teste para trazer retorno, feedback do cliente e propostas de ajustes. Depois da entrada da receita, aí sim ele deve melhorar suas instalações.Considere aquelas que façam realmente você vender." recomenda Rosemary Almeida Lopes, coordenadora do núcleo de empreendedorismo da ESPM.

 


4- NÃO CONHECER OS EQUIPAMENTOS IDEAIS PARA O SEU TIPO DE NEGÓCIO

Seja num projeto de um grande restaurante, ou mesmo de uma cafeteria, é necessário contratar um bom serviço de consultoria, para se certificar que os equipamentos que você pretende adquirir ou já adquiriu são ideais para o seu tipo de negócio. Pense na estrutura que cada negócio vai exigir, dentro de um espaço que seja adequado para que todos os colaboradores possam trabalhar com a estrutura necessária. Não basta apenas comprar equipamentos mais modernos sem que haja a certeza de que os mesmos irão atender suas necessidades.

 


5- NÃO CONHECER A LEGISLAÇÃO

Conhecer as normas que regem um negócio é fundamental para sua manutenção e desenvolvimento. O descumprimento da regulamentação pode prejudicar a empresa, por exemplo, impedindo a certificação ou a atribuição de selos de qualidade.

A normalização é uma ação fundamental que permite à empresa ser mais competitiva. E isso não depende do tamanho do empreendimento, seja no setor industrial ou de serviços.

O cumprimento das normas torna as rotinas das empresas mais seguras, estabelecem condições para competição no mercado, facilitam a implementação de novas tecnologias, estimulam a inovação, entre outros benefícios.

 

 


E FINALMENTE, NÃO SE ESQUEÇA AO SEGUIR SEU PLANO DE NEGÓCIOS, SE ATENTAR AS DICAS DO SEU CONSULTOR, SE FOI TUDO PLANEJADO E BEM PENSADO, VOCÊ SABE O QUE DEVE SER FEITO E MÃOS A OBRA. O SUCESSO ESTÁ A CAMINHO.


FONTES: EXAME.ABRIL.COM

REVISTAPEGN.GLOBO.COM

BLOG.CONSISTEM.COM.BR

SEBRAE.COM.BR