O fogão industrial é o protagonista dentro da cozinha dos restaurantes, isso porque esse tipo de equipamento é essencial e de uso contínuo na rotina dos profissionais que se dedicam ao ramo de alimentação.

A opção pelo modelo adequado a sua necessidade deve ser feita por meio de muitas pesquisas para que não haja arrependimentos, uma vez que o equipamento correto pode fazer uma grande diferença se tratando de qualidade e até mesmo em questões de eficiência e rapidez no fornecimento das refeições.

Por isso, ao pesquisar pelo o fogão ideal é tão importante entender as necessidades da sua cozinha. O número de refeições que serão preparadas, qual o tempo de cozimento estimado, qual a frequência de uso do equipamento entre outros fatores.

Ansioso para saber as características dos modelos? Abaixo esclarecemos alguns pontos importantes.

Fogões de Alta Pressão

Os modelos de alta pressão não têm reguladores, e normalmente  o gás sai direto do botijão para o fogão, o que o torna mais potente que os de baixa pressão;

São mais apropriados para frituras ou produções em grandes quantidades;

Não há a opção de queimadores duplos;

São utilizados exclusivamente mangueiras pretas em PVC com revestimento para alta pressão, ou mangueira anti-calor com malha de aço; 

Não possui regulador de gás; 

Na maior parte das vezes os fogões de alta pressão são mais baratos que os de baixa pressão por possuírem uma construção menos complexa.

Fogões de Baixa Pressão

Os modelos de baixa pressão possuem um regulador e o que proporciona uma melhor gestão do gás, isso o torna mais econômico por terem as chamas mais baixas e menos intensas.

São utilizados para a cocção alimentos e garantir um resultado superior aos fogões de alta pressão, principalmente no cozimento dos alimentos mais delicados onde é necessário um melhor ajuste das chamas.

Possuem uma potência inferior ao de alta pressão,

Contam com a versão com queimadores duplos que alcança resultados bem parecidos ao fogão de alta pressão, contudo com o diferencial de ser possível ligar ou não as duas chamas.

Para fazer uso de um fogão de baixa pressão é imprescindível a utilização de reguladores de pressão;

Fogões de baixa pressão costumam ser um investimento maior que os fogões de alta pressão.

Afinal, qual fogão escolher?

Essencialmente fogões de alta pressão costumam compensar mais quando se tratam de produções em maiores escalas, nesse modelo, a chama fica sempre na mesma intensidade, bem forte. Se no seu restaurante é preciso atender uma demanda maior, que precisa de mais agilidade e produção de alta escala, então o fogão de alta pressão pode ser a decisão ideal para você.  

Se restaurante tem uma demanda menos intensa, no qual o cardápio opte por preparos mais lentos, pode ser que não seja necessário um equipamento que produza com tanta agilidade e o modelo  de baixa pressão seja  modelo indicado. Lembrando que existem modelos  de fogões de baixa pressão que possuem bocas duplas, e que possuem um resultado bem potente.

Com essas dicas ficou mais fácil escolher a versão que melhor se adapta a sua necessidade?

Caso tenha alguma dúvida, deixe  nos comentários que teremos o maior prazer em respondê-los.

Até a próxima.

Itens relacionados:

Conhece o Sistema de Gás Multicamadas? Clique no link e saiba mais sobre essa solução:

https://www.chamazul.com.br/blog/sistemamulticamadas/