Você já sabe as funcionalidades de cada expositor de bebidas disponível no mercado atualmente? Se você tem um negócio food service, ou seja, que comercializa alimentos e consequentemente bebidas, é essencial que saiba sobre a finalidade de cada um deles para investir da melhor forma nos equipamentos para o seu negócio, não é mesmo?

Além de serem responsáveis por conservar adequadamente cada tipo de líquido respeitando suas particularidades, os refrigeradores também devem priorizar a praticidade de uso, para que tanto quem vá servir quanto a quem será servido tenham fácil visualização e acesso aos produtos disponíveis.

Quem já tem certa afinidade com o comércio de bebidas já deve saber na prática que cada equipamento tem uma função diferente — que deve ser respeitada para manter seus produtos na temperatura adequada.

Então, ao escolher qual refrigerador você comprará para o seu restaurante, lanchonete, bar ou padaria é de grande importância conhecer mais a fundo as opções disponíveis no mercado especializado.

Abaixo vamos conhecer um pouco mais sobre os modelos de cervejeira, adega, frigobar entre outros.

 

Expositor de Bebidas

 

Certamente, você já viu um expositor de bebidas em algum restaurante, padaria ou supermercado. Trata-se de um tipo de geladeira com prateleiras e na maioria das vezes com portas transparentes de vidro.

O vidro é a característica mais marcante de um expositor, já que é em razão da transparência que os itens ficam à mostra. Neste caso as bebidas tendem a ficar conservadas na temperatura ideal por um tempo maior, já que não é preciso ficar abrindo e fechando as portas a todo o momento.

Ao contrario do pensamento comum, um expositor de bebidas não é o mesmo que um freezer, na verdade, eles em sua maioria não chegam às temperaturas negativas e, portanto, não congelam os itens. A temperatura média de um expositor é de 1 °C a 7 °C.

São muitos modelos disponíveis, com os mais variados tamanhos, capacidades, formas e cores. Existem ainda os expositores verticais, assim como os horizontais, que também conhecidos como ilhas. Eles costumam ter dupla função, servindo também como freezer.

Na hora de escolher o modelo ideal para sua necessidade é preciso pensar na demanda de bebidas de seu food service. Os expositores verticais costumam a ser mais práticos, já que permitem que os clientes vejam as opções de bebida de longe.

 

Cervejeiras

 

As cervejeiras, como diz o próprio nome, são os equipamentos perfeitos para armazenar a clássica cervejinha. O diferencial desse refrigerador está na temperatura. As cervejas, para gelarem rápido, precisam ser colocadas em ambientes de graus negativos e as cervejeiras consegue fazer isso, podendo chegar a -8 °C.

É o equipamento é o ideal se a bebida alcoólica for o carro-chefe do seu restaurante, tendo uma alta rotatividade. Isso porque não é preciso colocar a cerveja com muita antecedência para gelar, sendo possível fazer reposições durante o dia.Opte por um modelo que atenda às demandas de seus clientes.

Normalmente as cervejeiras podem comportar entre 100 e 400 litros de uma só vez. Mas é necessário ficar atento e evitar armazenar outras bebidas para evitar que congelem.

 

Frigobar

 

O frigobar também é um refrigerador bem tradicional. Seu tamanho reduzido é perfeito para espaços pequenos. Além da funcionalidade de gelar, ele pode ser encontrado em muitos estilos e cores, podendo ir do branco clássico aos coloridos, remetendo ao estilo vintage. Dependendo do seu estabelecimento, o frigobar é um charme para a decoração.

Outra benefício é que, diferente do expositor, ele não serve só para bebidas. Na verdade, um frigobar é como uma mini geladeira e apresenta temperaturas bem similares. Assim, é possível conservar alimentos e até mesmo congelados.

Alguns modelos possuem um pequeno freezer na parte superior. Eles funcionam perfeitamente e servem para fazer gelo ou para conservar o sorvete, por exemplo. No caso do uso comercial, é preciso atentar à capacidade do frigobar e aliar seu uso à outros refrigeradores.

 

Adega

 

A adega para vinhos representa sofisticação e tem como principal objetivo conseguir um melhor controle de temperatura e umidade para guardar todos os tipos de vinhos como espumantes, vinhos tintos, roses e brancos.

Adegas têm prateleiras perfeitas para guardar as garrafas de vidro da forma adequada, sem contar que se tornam um elemento decorativo, em muitos casos, por causa das portas de vidro.

Os vinhos são bebidas sensíveis às mudanças de ambiente e com características muito particulares, quando mal armazenados, podem ter suas propriedades alteradas, o que afasta os clientes mais atentos.

Estão disponíveis nas lojas especializadas adegas de muitos tipos e tamanhos, podendo ter capacidade de seis a 300 garrafas. Há ainda modelos duplex, que permitem a melhor organização dos tipos de bebidas.

 

A Temperatura Adequada Para Cada Tipo De Bebida

 

Normalmente, os expositores de bebidas possuem a função de regulagem da temperatura. Para definir qual a temperatura ideal é preciso pensar primeiro qual a bebida que vai ser refrigerada. Abaixo listamos algumas bebidas e suas respectivas temperaturas: 

Cervejas

Para que as cervejas gelem de uma forma rápida, as temperaturas negativas são necessárias. Entretanto, após estarem geladas da forma desejada, elas devem ser mantidas entre 2 °C e 12 °C, dependendo do tipo.

Refrigerante

O ideal é ficar mantido a 3ºC. Esse é o ponto ideal adequado para dispensar o uso de gelo e evitar a bebida aguada. Já temperaturas menores tendem a congelar o líquido.

Vinhos

As temperaturas de conservação para os vinhos são: os tintos a 15ºC; vinhos brancos, espumantes e os vinhos roses devem ficar entre 10ºC e 12ºC.

 

Para certos tipos de bebidas, a temperatura ideal pode variar e o cliente determina a forma como prefere consumir. O melhor exemplo é a água, que pode tanto ser servida refrigerada ou em temperatura ambiente, atendendo as preferências dos consumidores.

 
Conseguiu visualizar como é fundamental conhecer cada modelo de expositor de bebidas? Cada um tem uma finalidade específica que deve ser respeitada, como é o caso da adega e da cervejeira principalmente. Antes de adquirir seu novo produto, fique atendo para escolher uma loja confiável e com experiência no ramo evitando assim escolhas inadequadas para sua necessidade.

 

Gostaria de saber mais sobre este assunto?

 

Caso tenha alguma dúvida sobre refrigeradores deixe nos comentários ou nos envie um e-mail. que teremos o maior prazer em respondê-los | chamazul@chamazul.com.br 

   

Até a próxima.