Nos últimos anos, os serviços de alimentação que atendiam a modalidade de entregas (delivery) já estavam crescendo, e agora estão ainda mais em alta devido ao novo contexto do Coronavírus. Com as restrições de atendimento dentro dos estabelecimentos como restaurantes, bares e supermercados, o que antes era um diferencial hoje, para muitas empresas do setor, é uma questão de sobrevivência.

Com a concorrência cada vez mais acirrada, que tal aprender 3 dicas para te ajudar a se destacar?

 1 - Eficiência: foque na excelência operacional

O Planejamento do seu fluxo operacional deve ser simples, mas sempre com controle para evitar desperdícios, pedidos errados ou atrasos, o que é fundamental nessa modalidade. A questão de atrasos pode ser muito problemática para a sua reputação do seu negócio, pois as pessoas em geral tem bastante ansiedade para receber os pedidos ou contam com a sua pontualidade prometida para não terem problemas, no caso de estar em seu período  serviço e ter horários específicos para fazer sua refeição, por exemplo.

Invista em um layout otimizado, em bons equipamentos de cozinha industrial e tecnologias que aumentem sua produtividade e treine sua equipe colocando todos cientes do seu papel dentro do processo e mensure e avalie de tempos em tempos se estão de acordo com o planejamento, caso seja necessário faça ajustes.

Faça pesquisas afim de compreender os hábitos de seus clientes, adaptando sua operação aos horários de maior demanda do seu estabelecimento e definindo estrategicamente áreas de entrega para conseguir atender com qualidade, prazos atraentes e conseguindo assim boas avaliações e fidelidade de seu público.

 

2 - Apresentação: personalize sua embalagem

Além da qualidade do prato, sabemos que a forma do pedido chegar ao cliente pode ser fundamental para conquistar sua  fidelidade. No mercado existem diversos materiais que podem ser utilizados para embalar alimentos e cada um deles possui determinadas características que podem ser úteis em situações específicas. Certifique-se que suas embalagens sejam funcionais e  adequadas para o tipo de alimento oferecido.

Caso possa investir um pouco mais, coloque sua identidade impressa na embalagem também, procurando ser o mais sustentável possível, pois além de mostrar profissionalismo faz os clientes criarem uma identificação com sua empresa.

Outro ponto que encantam os clientes é a personalização do pedido, ou seja, é o cliente sentir que é especial, muito além de mais um número. Abuse da criatividade para criar um bilhete personalizado, envie um mimo que pode ser um doce, ou mesmo cupom de desconto para a próxima compra. Isso garante uma empatia e chance de um próximo pedido é muito maior.

 

3 - Visibilidade: apareça para seu público

Para divulgar sua marca com sucesso, é necessário conhecer seu público:  as pessoas que se identificam com o seu perfil e que compram ou estariam dispostas a comprar de  você. Pesquise os canais em que ele está e qual a melhor linguagem para se comunicarem (uma análise no perfil dos concorrentes  pode te dar alguns insights bem interessantes). 

Esteja presente nas redes sociais. Envolva seu cliente no seu processo, publique fotos dos pratos que você oferece, faça enquetes com sugestões de novos itens no menu ou preferências, estimule-os a marcar sua empresa nas publicações dele, crie posts e o incentive a marcar os amigos (ofereça algum benefício, pois o gatilho da troca tem um alto poder de aceitação).  

No meio digital, existem duas formas de divulgar sua empresa: orgânica e paga. E as duas são muito importantes para construir sua autoridade de marca. A seguir mostramos as diferenças básicas entre elas.

A maneira de divulgação orgânica é capaz de gerar engajamento com seu público de forma natural e espontânea e não são envolvidos custos para divulgar as publicações nas redes sociais e no Google. Por outro lado, o alcance de público é reduzido e é feito de acordo com os algoritmos de cada rede que sua empresa se encontra.

Já na forma de posts pagos ou patrocinados  é possível aumentar exponencialmente a sua divulgação, pois é você quem  define quantas pessoas quer atingir e paga proporcionalmente a isso, além  configurar o perfil do público de forma personalizada. Os pagamentos são feitos nas próprias plataformas de forma simples e com total controle de orçamentos.

Para ser efetivo, segmente seus locais escolhendo aparecer para as  pessoas dentro do seu raio de atuação, (pela ferramenta de Geolocalização). Outra forma super utilizada é atingir as pessoas que já interagiram com sua empresa de alguma forma, nas redes sociais ou por algum cadastro com e-mail, por meio do remarketing.

Uma estratégia não exclui a outra, uma vez que algumas publicações possuem configurações que não permitem ser  patrocinadas e geram muito engajamento com sua audiência de forma orgânica. 

Para que sua marca consiga se manter em destaque, é  preciso estar sempre ligado nas tendências do mercado, que está em constante transformação. Faça pesquisas periodicamente para adequações e use as ferramentas que citamos para atingir seu nicho que o sucesso será garantido!

 

Conta para a gente, quais dessas dicas você já utiliza em seu delivery?

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão deixe nos comentários ou nos envie um e-mail, que teremos o maior prazer em respondê-los.

chamazul@chamazul.com.br

Até a próxima.